ESFs estiveram abertas em horário estendido para exames clínicos e coleta de preventivo

Por Maria Lúcia Fernandes 08/10/2022 - 19:38 hs
Foto: Markos Fernando - DICOM

Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o mês de outubro, estará abordando o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames como a Coleta de Preventivo (Papanicolau) e exame clínico das mamas. As ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estiveram com atendimento em horário estendido no dia 06/10. O próximo dia com atendimento estendido será 27/10, até às 20h. Já nos outros dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Como obrigatoriedade, as mulheres precisam levar o cartão do SUS ou CPF.

Na quinta-feira, 6 de outubro, as ESFs estiveram abertas até às 20h, recebendo as mulheres que durante o expediente normal não puderam comparecer à unidade para realizar a coleta de preventivo (Papanicolau) e realizar exames clínicos. Na ocasião 62 coletas foram feitas, sendo o total das seis ESFs.

Para a Secretária de Saúde Daiane Pupim, “é importantíssimo as mulheres aparecidenses comparecerem durante esse mês nas unidades de saúde, tendo acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim, para a redução da mortalidade. Iniciativas como essa, são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, diz a secretária.

Por Camila Helem de Jesus